Endometriose
Causas da infertilidade
Endometriose é um dos problemas mais comuns enfrentado por mulheres com dificuldade de engravidar.
A endometriose é uma doença crônica inflamatória, caracterizada pela presença de tecido endometrial – aquele que reveste a parte interna do útero – em áreas fora da cavidade uterina, como por exemplo, nos ovários, trompas, intestino e reto ou até mesmo dentro do músculo uterino. A doença pode ser tratada e os procedimentos variam desde a ingestão de reguladores hormonais até intervenção cirúrgica nos casos mais severos.
Entre os principais sintomas da endometriose, estão fortes cólicas menstruais, dores pré-menstruais e durante as relações sexuais, fadiga, fluxo menstrual intenso e alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação.
É importante observar que nem toda mulher que sente muita cólica tem endometriose. O mais importante ainda é estar atenta aos sinais e fazer o acompanhamento ginecológico frequente para o diagnóstico precoce, pois ele permite o tratamento adequado e protege a mulher das possíveis complicações da endometriose, como a infertilidade.
Para diagnosticar a endometriose, existem métodos não invasivos, como: Ressonância Magnética da pelve e US Transvaginal com preparo intestinal para pesquisa de endometriose profunda. Mas em algumas situações, especialmente as mais graves, a videolaparoscopia pode ser o mais indicado (padrão ouro) no diagnóstico e terapêutica.
Tratamentos
Existem várias opções de tratamento para controle do sintomas e regressão da endometriose. Eles devem sempre ser indicados por um médico e levam em consideração a idade da paciente, o estágio da doença e a gravidade dos seus sintomas, e o desejo do casal se querem engravidar.